quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Descoberto buraco gigante em campo magnético da Terra



Os satélites da missão espacial Themis, lançados em 2007, descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra. Segundo os cientistas da Nasa, a agência espacial americana, a abertura é dez vezes maior do que era esperado e o buraco tem o diâmetro sete vezes maior do que o do nosso planeta.

O campo magnético da Terra, também conhecido como magnetosfera, é uma espécie de bolha magnética que circunda o planeta e protege a superfície terrestre das partículas carregadas pelo vento solar.

Os cientistas explicam que o vento solar carregado de partículas "abre" o buraco na magnetosfera da mesma forma como um polvo envolve um objeto com seus tentáculos - um processo conhecido como "reconexão magnética".

"O campo magnético do Sol se reveste ao redor da magnetosfera, provocando a sua ruptura", afirma o cientista David Sibeck, da Nasa.

A descoberta do buraco foi feita no dia 3 de junho, quando os cinco satélites da nave espacial passaram pela cavidade no momento em que estava se abrindo.

"Já vimos cavidades como essa antes, mas não em escala tão grande", disse Jimmy Raeder, físico da Universidade de New Hampshire que também trabalha no projeto. "O lado diurno inteiro da magnetosfera estava aberto para o vento solar."

Leia mais aqui

3 comentários:

Tony disse...

trecho da Mensagem de Nossa Senhora, n° 2.713 de 29.07.2006 21:00:00

No campo magnético da terra estarão os furos, os quais trarão desequilíbrio à vida dos homens e dos animais.Dobrai vossos joelhos em oração. Deus quer salvar-vos, mas vós não podeis cruzar os braços. Avante sem medo. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

http://www.apelosurgentes.com.br/

Grande Lua Branca - Érica disse...

...

Independentemente da questão religiosa (eu prefio a mentalidade espiritual, religião é coisa humana), se as coisas continuarem assim, quando o solar max de 2012 acontecer, estaremos mesmo á descoberto.. e isso trará consequências graves em várias frentes.

Não há muito a fazer além de estar em sintonia com o aspecto Divino que nos rege e habita, em paz interior, fora das grandes cidades e com alguns recurosos estocados seja o de maior valia.

Uma pena que as coisas estejam se encaminhando para este desfecho.

...

Anônimo disse...

E tem gente que ainda acredita que o homem pisou na Lua!

Publicar em:

Related Posts with Thumbnails